NOTÍCIAS

Notícias - CROORS

Notícias

Responsabilidade com a Visão e a Optometria no Brasil.




A visão é para o ser humano um verdadeiro farol, guia luminoso na sua existência, que lhe proporciona interações evolutivas para a vida em sociedade.


Ao longo dos tempos, constante progresso empregou-se no entendimento do processamento da visão, destacando-se no Brasil atividades profissionais de relevância global, que completam a tríade de um modelo de saúde eficiente, justificando coletivamente a essência laboral multidisciplinar de optometristas, médicos oftalmologistas e técnicos em óptica.


Novos conceitos, novos significados. A transferência honesta do conhecimento é um compromisso dos profissionais Optometristas com a população brasileira, para não apenas corrigir as nomenclaturas e definições que estão sendo mal aplicadas, mas também na prática/conduta diária, desenvolvendo carreira responsável e em conformidade com sua finalidade.


Oculista não existe. Optometrista é profissional independente, avalia o sentido da visão. Quem trabalha em ópticas são ópticos. Oftalmologistas são médicos, diagnosticam e tratam doenças. Optometrista cuida da visão. Oftalmologista cuida dos olhos. Óptico cuida da óptica.


Estas constatações, em linhas gerais, precisam ser amplamente conhecidas, aprofundadas e tornadas padrão de entendimento a população, para que o modelo de saúde