NOTÍCIAS

Notícias - CROORS

Notícias

Procuradoria-geral do RS acolhe demandas de optometristas



A procuradoria-geral do Rio Grande do Sul recebeu o Conselho Regional de Óptica e Optometria do RS (CROO-RS) para discutir questões que envolvem a categoria. A reunião com o Procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, ocorreu no último dia 7 de julho, em Porto Alegre. Participaram da audiência o presidente do CROO-RS, Alexandre Classmann, assessores jurídicos do CROO-RS, Fábio Luiz da Cunha e Fábio Voigt, assessor de gabinete da PGE-RS, Henrique Zandoná, o Procurador-Geral, e o Deputado Estadual, Aloísio Classmann (PTB).


De acordo com o presidente da entidade, Alexandre Classmann, o objetivo da reunião com a PGE-RS foi também atualizar acerca do exercício profissional da optometria no Brasil.


Atualmente, são mais de 300 profissionais optometristas com curso superior e em atividade no Estado. Esse contingente de profissionais poderia auxiliar ainda mais na redução da fila de espera para atendimento de saúde visual e ocular no Sistema Único de Saúde (SUS).


Só em Porto Alegre, segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a maior fila de espera por atendimento atualmente é na área da saúde visual para pessoas adultas. São 13.391 solicitações de atendimento. Só em abril, 925 novas solicitações foram encaminhadas pela rede básica de saúde, enquanto a prefeitura ofertou apenas 173 consultas. Para casos gerais, em que a visão não é limpa e clara, são 345 dias de espera para ser atendido, em média, na capital gaúcha.


Discussão no STF