NOTÍCIAS

Notícias - CROORS

Notícias

Optometria avança no RS com colaboração do Governo do Estado


O Governo gaúcho vem reportando importante apoio aos profissionais Optometristas nas diferentes áreas de políticas públicas. Após a consolidação da concessão de alvarás sanitários aos consultórios e clínicas de optometria, a aprovação de lei estadual da profissão no Rio Grande do Sul, e os diversos posicionamento do Ministério Público e Procuradoria Gera do Estado, a saúde visual dos gaúchos vem recebendo novos olhares dos diversos órgãos e autoridades. Novamente a Secretaria de Segurança Pública sai em defesa da Optometria, que recebe semanalmente notícias de perseguição aos seus profissionais.

O avanço da profissão no Brasil com destaque para a formação superior na área, também mostra a crescente evolução desta atividade, considerada mundialmente como a Ciência da Visão, e aqui nos pagos carinhosamente atendida pela Moderna Ciência da Visão.

A multidisciplinaridade na saúde ganha força quando converge a Optometria aos demais profissionais, fisioterapeutas, osteopatas, psicólogos e médicos de todas áreas. Esta é a prática mundial, em ascenção no país e em destaque no RS. Após a interpretação da legalidade do exercício profissional, do Governo do Estado, sem confusão com a prática médica em oftalmologia, é notória e ao mesmo tempo necessária a ampla divulgação de que a prescrição de lentes para óculos e de contato é uma das funções do Optometrista, visto de não ser uma prerrogativa médica da oftalmologia. Nem aqui, muito menos nos demais 130 países do mundo, onde trabalham de forma complementar.

Sec Seg Publica