NOTÍCIAS

Notícias - CROORS

Notícias

Projeto de Lei da Optometria é aprovado no Rio Grande do Sul


A Assembleia gaúcha aprovou por unanimidade nesta terça-feira, 26.06, o PL 35/2017 que institui o “Dia do Optometrista no Estado do Rio Grande do Sul”. A proposta foi do deputado Ronaldo Santini (esquerda na foto) que recebeu apoio do parlamentar Aloisio Classmann, colega de bancada. A data instituída é o 06/03, internacionalmente difundida como dia do Optometrista, e que agora vai para sanção do governador para tornar-se lei Estadual.

Os optometristas são profissionais da área da saúde formados em Optometria, responsáveis pelo atendimento primário da saúde visual. Segundo o deputado Santini “os Optometristas são os profissionais da linha de frente que avaliam as disfunções que acometem a visão, atuando diretamente na prevenção de problemas oculares, encaminhando a especialistas médicos as suspeitas de doenças oculares e/ou sistêmicas”. Continua citando que “os optometristas são de fato os especialistas em identificar e compensar alterações visuais de origem não patológica, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, além de alterações acomodativas e vergenciais, melhorando o desempenho do sentido visão”.

A Optometria é uma profissão antiga – surgiu como atividade pela primeira vez nos Estados Unidos por volta dos anos 1860-1870. Hoje, é uma profissão consolidada em mais de 130 países do mundo, entre os quais Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Alemanha, Itália, Espanha Portugal, Japão, Rússia, China, Índia, Israel, Austrália, Nova Zelândia, México, Colômbia, Uruguai, Cuba, Costa Rica e Líbano, entre outros. Internacionalmente os Optometristas recebem reconhecimento da OMS – Organização Mundial da Saúde, OPAS – Organização Panamericana de Saúde, ONU – Organização das Nações Unidas, OIT – Organização Internacional do Trabalho; todas com apoio e colaboração da República Federativa do Brasil.

Os profissionais Optometristas estão filiados aos conselhos regionais e ao Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria - CBOO, ambos de ordem associativa, além de representados pelo WCO – World Council Of Optometry.

No Brasil estão inseridos no Sistema Único de Saúde e também em consultórios independentes. Sua formação acadêmica se destaca pela oferta das instituições: Universid