>> Home - Quem Somos

Nossa Visão
Nossa Missão
Valores

SOBRE NÓS

Conheça o CROO-RS

O CROO-RS é uma pessoa jurídica de natureza privada e de caráter associativo, não constituindo-se em uma autarquia e não tendo poder de polícia, pelo que, a filiação ao mesmo é facultativa, contudo, sendo a forma de organizar, unir e fortalecer os profissionais Ópticos e os Optometristas gaúchos na busca do pleno reconhecimento de suas profissões e respeito aos seus direitos e prerrogativas. Somos membros do CBOO – Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria e, portanto, entidade que a representa no Rio Grande do Sul.

Considerando a VISÃO como um dos mais importantes SENTIDOS do SER HUMANO, é compreensível que cada vez mais à exemplo de outros países, que haja a maior necessidade da interatividade entre as áreas especialistas da SAÚDE VISUAL e OCULAR, com ações integradas por entidades representativas e autoridades competentes, sendo a maior beneficiada a desassistida população e a demanda da comunidade com serviços de qualidade e excelência.

Sob esta ótica, o Rio Grande do Sul possui tradição de formação profissional, técnica, graduação superior e de residência médica, atendendo pacientes além das fronteiras, mas é preciso superar o limite do interesse capital individual e entre as classes, prevalecendo o ideal comum de senso coletivo, e assim o propósito de qualquer sociedade justa e evoluída.

A formação técnica em óptica é uma das mais antigas do País, mas o Rio Grande do Sul foi o berço da Optometria no Brasil ao ofertar de forma pioneira o Curso Superior de Tecnologia em Optometria através da Ulbra, situado em Canoas, entre os anos de 1997 e 2013, sendo mais de 300 diplomas expedidos pelo MEC na formatura da 1a em janeiro de 2004.

Egressos de muitos Estados tiveram aqui a sua qualificação e habilitação, conquistando espaços internacionais e que hoje trazem de volta o conhecimento atualizado e inovador através de cursos periódicos, sendo essa uma das premissas do CROO-RS.

Daqui também partiram os Projetos de Lei para Regulamentação da Profissão no Congresso, sendo o 1º na Câmara Federal em 2007 e no Senado em 2010, sucumbidos por manobras corporativas (lobby) de interesse contrário, reservistas da saúde pública, na contramão do  direito universal o acesso à atenção primária à saúde visual, sendo a Optometria além de uma Ciência, uma profissão centenária exercida nos 5(cinco) Continentes.

O CROO RS ressurge assim, também tem o desafio de auxiliar de forma laboral, à defesa dos interesses da população gaúcha, da escolha, aquisição à manutenção dos produtos ópticos adquiridos em estabelecimentos ópticos, de acordo com uma moderna Lei Estadual 12.903/2008, que serve de modelo para o Brasil, sendo uma conquista do SINDIÓPTICA-RS.

Em abril de 2010 fundamos aqui no Estado o Sindicato Nacional dos Optometristas, considerado outro braço forte para auxiliar os egressos na atuação profissional e defesa dos interesses, tendo um amplo quadro de associados também concomitante ao Conselho Regional de Óptica e de Optometria, atuando conjuntamente cada qual com seu papel e competência.

A 1ª Diretoria está afinada e com o firme propósito de seguir em busca do pleno e legítimo exercício profissional, defendendo ambas as atividades laborais dos técnicos em Óptica e tecnólogos e graduados em Optometria, para a atividade autônoma e independente, assim como deve ser a Oftalmologia livre e isenta da atividade comercial, sob ponto de vista legal, ético e moral.

Optometria, Direito DE VER!