(51) 3345-9217 | (51) 98311-7032 contato@croors.org.br

Optometrista

O profissional em Optometria surge de Universidades ou escolas técnicas profissionalizantes, formando OPTOMETRISTAS ou TÉCNICOS EM OPTOMETRIA.

OPTOMETRISTA

Possui formação acadêmica em Nível Superior, ou terceiro grau, em universidades, faculdades ou centros de educação superior. No Brasil, a variação de nomenclatura dos títulos do Optometrista pode ser de Bacharel em Optometria; Tecnólogo em Optometria; ou Tecnólogo em Óptica e Optometria, todos com chancela do MEC.

TÉCNICO EM OPTOMETRIA

Possui formação técnica profissionalizante em escolas de Nível Médio, que são consideradas aptas as cadastradas no SISTEC (sistema de registro, divulgação de dados e de validação de diplomas de cursos de nível médio da educação profissional e tecnológica no Brasil) originando os profissionais com títulos de Técnico em Óptica e Optometria ou simplesmente Técnico em Optometria.

Exercício Profissional

Optometristas e Técnicos em Optometria ocupam-se da atuação primária da avaliação da visão, com o exame do processo visual em seus aspectos funcionais e atenção primária e medindo cientificamente os defeitos da visão; refração, acomodação e motilidade dos olhos, prevenindo e corrigindo os transtornos da visão, prescrevendo e adaptando auxílios ópticos compensatórios – sejam lentes para óculos ou lentes de contato, aplicação de prismas, filtros, sistemas telelupas.
Prevê a recomendação e o acompanhamento da prática de terapias visuais, exercícios ortópticos e a adaptação de próteses e órteses oculares. Reconhece condições patológicas oculares e sistêmicas encaminhando esses casos aos profissionais de medicina especializada.

Busca oferecer o máximo de rendimento visual com a menor fadiga. Por métodos objetivos e subjetivos. O Optometrista e o técnico em optometria não tratam de enfermidades dos olhos, não realizam cirurgias nem prescrevem medicamentos. Cuidam do ato visual, não do órgão globo ocular. Podem emitir laudos técnicos. Podem se responsabilizar tecnicamente por clínicas de visão, postos de saúde, estabelecimentos voltadas para a saúde visual.

Destaca-se: A optometria, todavia, não resta habilitar para os misteres médicos, como são as atividades de diagnosticar e tratar doenças relativas ao globo ocular, sob qualquer forma.

OPTOMETRIA

Uma profissão livre e independente.

A Optometria auxilia na saúde visual, entretanto não exerce nenhuma atividade médica, pois ela não está ligada a medicina, mas sim a física, matemática, fisiologia e a área da saúde evidentemente. Medicina é saúde. Saúde não é exclusividade da medicina. A saúde não é privativa de nenhuma profissão. A Optometria é a solução mais eficaz e menos onerosa no combate à baixa qualidade visual de um povo.

Diferentemente do que algumas entidades da medicina sugerem, tentando ludibriar autoridades e dificultando o desempenho da profissão, criando muitos inconvenientes e maculando esta centenária profissão, a Optometria se soma a uma verdadeira equipe multidisciplinar, onde realiza um trabalho de rastreio visual e saúde ocular, desempenhando a função primária da avaliação da VISÃO.

Este trabalho de separar indivíduos que possuam suspeitas patológicas, em sua maioria, são encaminhados para tratamento médico com o Oftalmologista, mas não raras oportunidades, se faz necessário o encaminhamento a Neurologia, Endocrinologia, Cardiologia e também a profissões não médicas como a Psicologia, Nutrição, Fonoaudiologia, Educador Físico ou Osteopatia, entre outras.

Nesse contexto, a Optometria desenvolveu-se por todo o mundo, e é reconhecida em mais de 130 países, entre eles: Alemanha, Inglaterra, França, Rússia, China, Índia, Japão, Líbano, Israel, EUA, Canadá, México, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Quênia, Venezuela, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Argentina e Brasil, entre tantos outros.

O fomento de organizações internacionais é a alavanca desta necessária profissão no mundo, que pode ser visualizada no testemunho da OMS – Organização Mundial da Saúde, da OPAS – Organização Panamericana de Saúde, ONU – Organização das Nações Unidas, OIT – Organização Internacional do Trabalho, ICO – Internacional Council of Ophthalmology (Conselho Internacional de Oftalmologia), WCO – World Council of Optometry (Conselho Mundial de Optometria) e UNESCO.

Portanto, o profissional em Optometria é um trabalhador da saúde visual, preparado para examinar e avaliar a função visual, prescrevendo compensações ópticas (óculos de grau, proteção e lentes de contato, etc.) para os casos de miopia, hipermetropia, astigmatismo, vista cansada (presbiopia), estrabismo, ou para melhorar o rendimento e performance da visão em qualquer atividade, estimulando, ensinando e treinando o sistema visual quando necessário.
Quando a alteração visual for de ordem patológica do órgão globo ocular ou sistêmica, o trabalho do Optometrista (e também do Técnico em Optometria) é interrompido, e o atendido orientado a procurar um médico especialista.

FILIE-SE

JUNTO AO CROO-RS

ESTATUTO

Conheça o nosso regulamento

Assuntos que possam ser de seu interesse

CROO-RS ALERTA: VENDA CASADA É ILEGAL

CROO-RS ALERTA: VENDA CASADA É ILEGAL

Configuram a venda casada o atendimento no interior da óptica; a não cobrança de consulta; reter a receita, não a entregando ao consumidor ou de qualquer outra forma condicionando a venda do produto (óculos/lentes) ao serviço (consulta) ou vice versa. Tais práticas...